quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Aeromodelismo, lição 1

Você que está querendo iniciar tem muitas opções. Isso é bom, mas pode ser um pouco desnorteante. Vamos começar do começo, então.

Existem dois tipos básicos de motor para aeromodelos: motores elétricos e motores a combustão. O que é mais adequado para você?

Os modelos a combustão proporcionam uma experiência mais "real", há uma maior variedade de modelos e o equipamento é mais básico - além do avião você vai precisar só do combustível, uma bateria para dar partida, uma bomba manual ou elétrica para abastecer e um controle remoto (esse já vem com os modelos com a sigla RTF). Em contrapartida, você vai precisar  de uma pista, como a de um aeroporto, só que menor... ou seja, vai ter de se filiar a uma associação de aeromodelismo.
Alpha 40 DSM2 com rádio DX5e 2.4GHz RTF - 63"
Os modelos elétricos tem a vantagem de não precisar de um espaço tão amplo quanto os modelos a combustão. Inclusive existem modelos que podem ser lançados sem pista alguma, de baixo custo, e que só demandam uma área livre para o pouso. Por outro lado, os kits para inciantes (chamados RTF - do inglês ready to fly = pronto para voar) vêm com apenas uma bateria que dura só de 10 a 15 minutos.

Apprentice 15e PNP - 58"

Quanto ao preço, os dois tipos básicos ficam mais ou menos no mesmo, a não ser que você queira adquirir baterias extra (cada uma delas custa em média R$100), e um recarregador melhor que o que vem no kit (mais ou menos R$180)

O que eu sempre aconselho é pensar bem no espaço onde você vai voar. Existe uma associação de aeromodelismo ao seu alcance? Consulte o site da Confederação para descobrir: clique aqui. Você tem acesso a um espaço aberto seguro - um campo de futebol ou uma praça sem movimento de pessoas, ou mesmo um sítio? Lembre: um aeromodelo pode causar graves acidentes, e mesmo matar uma pessoa! 

Outra coisa legal é dar uma olhada nos modelos para iniciantes e ver se você gosta de algum modelo em particular. Como a escolha do primeiro modelo envolve vários fatores, vou fazer um post só pra discutir isso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário