quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Aeromodelismo, lição 2: partes do avião


O corpo do avião chama fuselagem. O estabilizador é aquela asa horizontal na cauda; a asa vertical chama deriva, ela tem uma parte móvel chamada leme (nome completo, leme direcional), responsável pelas mudanças de direção de um lado para o outro.

Há, lógico, as asas. As partes móveis são chamadas ailerons. Quando acionados, um vai pra baixo e outro vai pra cima, o resultado é que o modelo se inclina e assim realiza uma curva. Alguns modelos (com três comandos) não têm ailerons e fazem curvas com o leme direcional.

Alguns aeromodelos ainda têm flaps nas asas. Os flaps, quando presentes, estão mais próximos da fuselagem e são responsáveis por diminuir a velocidade e aumentar a sustentação durante o pouso.

Na foto é possível ver ainda o trem de pouso - aquela estrutura com rodinhas sob as asas (as proteções das rodas são as polainas). A rodinha na cauda chama bequilha.

O cara da foto é um Piper J3, um modelo convencional, ou seja, a bequilha fica na cauda, o que o torna um pouco mais "crítico" que um modelo triciclo. Um triciclo é justamente um avião que tem a roda pequena na frente. Nesse caso a gente chama de triquilha.

Os trainers, aviões para iniciantes, em geral têm a asa na parte superior da fuselagem como este da foto, mas são triciclos (com triquilha ao invés de bequilha). Isso por que essas características o tornam mais fácil de guiar na pista durante a decolagem.

Em breve, um post com a parte eletrônica e a motorização.

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